FILTROS BARRA
Fundada em 1967 por Roque Mastrocinque, a Filtros Barra é uma das maiores indústrias de filtros do Brasil. Comprometida com a inovação, a empresa desenvolve novas tecnologias e matérias-primas que atendem às exigências técnicas do segmento de filtração industrial.
Em 2003, a Filtros Barra conquistou a certificação ISO 9001, o que a credencia como uma das maiores empresas brasileiras a nacionalizar filtros em todos os segmentos de filtração industrial.
Atualmente, a empresa conta com mais de 19 mil elementos filtrantes e 3 mil vasos, desenvolvidos e qualificados para atender 100% às necessidades dos clientes.
Foi realizado o investimento na aquisição das duas primeiras máquinas automáticas para fazer tubos tipo Slitter.
Foi desenvolvido um novo Logotipo, trazendo modernização para a Marca.
Em 2018 a Filtros Barra foi registrada no Dun & Bradstreet
Foi realizado a instalação das células de Bags na Fábrica
Construção de 2 galpões (Usinagem e Caldeiraria)
Em Agosto de 2003 a Filtros Barra adquiriu a Certificação ISO 9001
Em 1987 a Filtros Barra mudou-se para um prédio próprio localizado em Guarulhos
Em 1981 foi ampliada para um galpão fabril
A Filtros Barra foi fundada em 1967 por Roque Mastocinque
MISSÃO, VISÃO E VALORES
MISSÃO
VISÃO
Ser referência no ramo de filtração industrial, na busca contínua das evoluções tecnológicas.
VALORES
O comportamento dos nossos colaboradores é obrigatoriamente pautado pela ética e transparência em todas as ações e operações realizadas na empresa e em nome dela.
COMPROMETIMENTO
A competência e o comprometimento com a empresa propiciam a valorização e o crescimento dos colaboradores. Por isso, sempre que possível, nossos talentos são prestigiados por meio de aproveitamento interno.
AGILIDADE
Dinamismo e simplicidade fazem parte do nosso dia a dia e para nos mantermos competitivos, esses atributos devem estar presentes em todas as operações da indústria.
IGUALDADE
Zelamos por um ambiente favorável e imparcial onde impera o respeito. Para isso, estabelecemos compromissos relacionados à diversidade, justiça e igualdade nas relações entre colaboradores e demais públicos.
TRABALHO EM EQUIPE
Acreditamos que o segredo de um grande sucesso esta no trabalho de uma grande equipe, sendo assim, um dos nossos principais objetivos é manter a chama do espírito de equipe sempre acesa.
POLÍTICA DE QUALIDADE E CERTIFICADOS
A Indústria Filtros Barra tem como política da qualidade atender os requisitos aplicáveis; Buscando continuamente a satisfação dos seus clientes, a melhoria contínua do seu sistema de gestão da qualidade, a permanente parceria com seus fornecedores e colaboradores fornecendo assim produtos com excelência.
Registrada e certificada pela Dun & Bradstreet.
D-U-N-S Perfil Registrado
Membro desde:11/08/2018
Informações corporativas
Endereço comercial: Central de Serviços, Avenida, Papa João Paulo I, 6723, Cidade Parque São Luiz, Guarulhos, São Paulo, 07170-350, Brasil
Telefone: +55 (11) 4500-0270
Pagina Web Principal: https://www.filtrosbarra.com.br
Endereço de e-mail: vendas@filtrosbarra.com.br
Número de funcionários: 94
Doing Business As: Filtros Barra
Informações D&B
Número D-U-N-S: 898910070
Relatório de Crédito Disponível: Sob Pedido
Código de Conduta Anticorrupção
1 – Palavra da Diretoria
Em nossa empresa, não abrimos mão de certas posturas comportamentais. Reafirmamos nosso compromisso ético e moral com a sociedade, instituições públicas e privadas. Orientados pelos nossos valores, missão e visão estratégica, reforçamos nossa crença na conduta profissional de nossa equipe de colaboradores e demais interessados no negócio.
Guiados por valores éticos, agimos com transparência, honestidade e responsabilidade, e é com base nesses princípios que apresentamos nosso Código de Conduta.
Desejamos tornar este documento público para reforçar nosso compromisso com a ética, integridade profissional, saúde, segurança e transparência. Estamos abertos a receber comunicações, consultas e críticas relacionadas às práticas corporativas da Filtros Barra por meio do Canal de Comunicação. Nosso objetivo é intermediar questões que estejam em desacordo com o Código de Conduta ou que possam gerar crises e conflitos internos. É importante ressaltar que incentivamos a todos que apresentem sugestões, reclamações, comunicações e preocupações de boa-fé, as quais serão tratadas e encaminhadas por uma equipe totalmente independente, garantindo absoluto sigilo e sem qualquer forma de retaliação.
Por fim, acreditamos que nossa prioridade são as pessoas, sejam elas funcionários, terceiros, clientes, fornecedores ou membros da comunidade. Todos aqueles que estão envolvidos direta ou indiretamente em nosso negócio são responsáveis por disseminar e consolidar este Código de Conduta.
2 – Apresentação
Todas as decisões no âmbito da Filtros Barra, sem exceção, estão pautadas nos valores, Pilares e padrões de comportamentos estabelecidos no seu Código de Conduta, pois são as pessoas que garantem as ações seguras, sociais e ambientalmente responsáveis, visando o bem estar da companhia e sociedade em geral.
Vale destacar que este Código de Conduta também se aplica aos nossos parceiros de negócio: prestadores de serviço, clientes, fornecedores e demais interessados.
Além da busca de garantia pela integridade das pessoas através do atendimento às leis e normativas, o documento visa proporcionar condutas que combatam atividades de suborno, corrupção e outras não toleradas por nossa empresa.
Nosso Código é um documento em frequente evolução e sua atualização ocorrerá constantemente, atendendo às leis e normas em geral, atentos aos valores e expectativas sociais e morais da sociedade.
3 – Nossos Pilares
- Clientes: Proporcionamos soluções aos nossos clientes, pois é isso que dá significado às nossas ações.
- Pessoas: Respeitamos as pessoas e valorizamos seu comprometimento, conhecimento e paixão como a força motriz por trás de nossos esforços.
- Resultado: Reconhecemos que os resultados são essenciais para a nossa continuidade e sucesso.
- Sustentabilidade: Acreditamos na sustentabilidade como base para a construção de um negócio ético, inclusivo, socialmente responsável e ambientalmente consciente, deixando um legado para as gerações futuras.
4 – Política do Sistema de Gestão
“A Industria de Filtros Barra tem como política da qualidade atender aos requisitos aplicáveis e buscar continuamente a satisfação de seus clientes. Comprometemo-nos com a melhoria contínua de nosso sistema de gestão da qualidade e estabelecemos parcerias duradouras com fornecedores e colaboradores, fornecendo produtos com excelência.”
Dessa forma, nossa Política de Qualidade, juntamente com nosso código de conduta, tem como objetivo disseminar entre nossos clientes, colaboradores, fornecedores, poder público, mídia, comunidade e sociedade em geral o empenho da Filtros Barra em promover relacionamentos internos e externos baseados na integridade. Encorajamos a comunicação de preocupações relacionadas ao não cumprimento de obrigações, sem qualquer forma de retaliação, e destacamos as consequências nos casos de não conformidade.
Estamos convictos de que todas as nossas atividades, desde a manutenção de nossos padrões de gestão até a consecução de nossos objetivos estratégicos, bem como nossos controles financeiros, contábeis e operacionais, devem ser pautadas por uma conduta ética, transparente e em conformidade com as exigências regulatórias, estatutárias e quaisquer outras que a Filtros Barra tenha se comprometido a cumprir.
Acreditamos que a soma das ações de cada pessoa molda a conduta de nossa organização, e é por isso que valorizamos a responsabilidade individual e coletiva na construção de um ambiente profissional íntegro e ético.
5 – O Código pertence a todos
O Código de Conduta da Filtros Barra é aplicável a todos os colaboradores e indivíduos que se relacionam com a empresa, incluindo terceiros que atuam em nome da companhia e em parceria com nossos negócios. Esperamos que todos os envolvidos cumpram integralmente as normas estabelecidas no Código.
É importante ressaltar que quaisquer violações ao Código de Conduta estarão sujeitas a medidas disciplinares, de acordo com as leis, regulamentos e procedimentos da Filtros Barra. Tomaremos as ações necessárias para garantir a conformidade e o cumprimento das diretrizes estabelecidas no Código, assegurando um ambiente de trabalho ético e responsável.
Perguntas Frequentes:
- OK, estou ciente do Código de Conduta. Mas, de forma geral, o que devo fazer para estar em conformidade com esse documento?
Para estar em conformidade com o Código de Conduta, é importante ler e estar ciente das orientações presentes nele. Além disso, você pode se questionar sobre algumas coisas: “Isso é a coisa certa a se fazer?” “Minhas ações vão contra os valores da empresa?” “Estou pronto para assumir as consequências dos meus atos?” “Ao tomar uma decisão, estou levando em consideração o impacto que isso terá nas pessoas?” É interessante considerar esses aspectos ao tomar uma decisão. - O que acontece se eu não seguir o que é estabelecido no Código de Conduta
Em casos de não conformidade com o Código de Conduta, serão tomadas medidas para corrigir o comportamento, fornecer orientações e, se necessário, aplicar medidas disciplinares. - Tenho responsabilidade em relação ao Código de Conduta?
Sim, você tem responsabilidade. É necessário ler, compreender e seguir o que está descrito no Código de Conduta. Se você for um profissional da Filtros Barra, também será necessário realizar a leitura de conscientização do Código, que estará disponível em nosso site: www.filtrosbarra.com.br.
6 – Diretrizes Gerais
A Filtros Barra conduz seus negócios com integridade e acredita que agir com profissionalismo, transparência e ética é fundamental para alcançar seus objetivos. Isso significa que a empresa apoia e respeita a proteção de todos os direitos sociais, incluindo aqueles relacionados à valorização do ser humano, rejeitando o uso de mão de obra infantil e trabalho escravo.
Nós valorizamos a diversidade e a igualdade de oportunidades no ambiente de trabalho. A Filtros Barra é contra qualquer forma de comportamento abusivo, como dano existencial, assédio econômico, sexual e moral, incluindo situações de pressão, intimidação, discriminação ou favorecimento com base em posição social ou hierarquia. Portanto, consideramos fundamental repelir todas as formas de discriminação, sejam elas relacionadas a diferenças étnicas, nacionalidade, religião, sexo, orientação sexual, idade, estado civil, identidade de gênero, deficiência ou classe social.
Além disso, a Filtros Barra tem como base a busca por um ambiente seguro e saudável para seus colaboradores, valorizando constantemente a evolução, o respeito e a diversidade de ideias. Aprendemos com nossos erros e incentivamos o diálogo aberto e transparente. Respeitamos a liberdade de associação dos trabalhadores, seja de natureza sindical ou associativa, garantindo-a amplamente e adotando uma posição neutra, conforme previsto na Constituição Federal.
A Filtros Barra repudia qualquer forma de violação da dignidade humana, seja por meio de violência física ou psicológica, coerção, ameaça, tráfico de pessoas, terrorismo ou outras práticas criminalmente previstas.
7 – Responsabilidades
Todos somos responsáveis por:
- Ler, compreender e seguir o Código de Conduta.
- Garantir o cumprimento de todas as leis, regulamentações, políticas e procedimentos aplicáveis à empresa.
- Agir com responsabilidade, preservando a integridade da marca Filtros Barra.
- Procurar orientações e esclarecimentos sempre que necessário para tomar decisões adequadas.
- Reportar quaisquer suspeitas de conduta inadequada por meio do Canal de Comunicação, garantindo a veracidade e integridade das informações.
8 – Comitê de Comunicação
A Filtros Barra possui uma equipe chamada Comitê de Comunicação, que é responsável por avaliar casos de desvios de conduta e tomar medidas apropriadas para cada situação. Além disso, o comitê também é responsável por lidar com casos omissos, esclarecer dúvidas de interpretação do Código de Conduta e realizar revisões periódicas do mesmo.
O Comitê de Comunicação tem a responsabilidade de oferecer suporte aos gestores em situações envolvendo violações do Código de Conduta e garantir que as medidas adequadas sejam tomadas.
9 – Brindes e Presentes
Os funcionários devem abster-se de aceitar ou oferecer presentes ou gratificações que possam levar a vantagens indevidas pessoais ou para terceiros, incluindo tratamento preferencial a clientes, fornecedores ou qualquer outra pessoa ou entidade relacionada aos negócios da empresa. A única exceção são brindes distribuídos com fins publicitários, desde que não possuam valor econômico relevante.
No caso de oferta de viagens com propósitos profissionais, a proposta deve ser encaminhada à Direção da empresa, que decidirá sobre a viabilidade e conveniência, levando em consideração a área pertinente e o objetivo da oferta. Além disso, a Direção determinará quais profissionais serão selecionados para participar dessas viagens.
É responsabilidade dos profissionais da Filtros Barra escolher fornecedores com base em critérios como qualidade, pontualidade, responsabilidade social/ambiental e preço. Esses princípios devem ser os únicos balizadores na seleção de fornecedores.
X Não incentivamos, sob qualquer hipótese e sob qualquer circunstância:
- É estritamente proibido dar ou receber presentes que possam influenciar decisões de negócios.
- Além disso, é vedado oferecer presentes, brindes e/ou pagamentos de entretenimento a clientes, fornecedores ou outras partes interessadas com o objetivo de obter vantagem pessoal, seja essa vantagem relacionada ou não ao negócio. Essa proibição se aplica tanto a instituições privadas quanto a instituições públicas, incluindo bancos, ministérios, prefeituras e demais órgãos governamentais.
- Fornecer informações privilegiadas ou sigilosas a clientes, fornecedores e outras partes interessadas, assim como beneficiá-los de qualquer forma, também é estritamente proibido. É importante respeitar a confidencialidade das informações e evitar qualquer tipo de favorecimento indevido.
- Esporadicamente, receber brindes promocionais de pequeno valor que contenham o nome ou logotipo da empresa. Exemplos desses brindes podem incluir materiais de escritório em geral, camisetas, canecas e outros itens de valor similar.
- Caso sejam recebidos objetos que não atendam ao critério mencionado anteriormente, eles serão encaminhados ao setor de Comunicação para que seja dado o encaminhamento adequado.
- A participação em eventos patrocinados por fornecedores deve ser submetida à prévia aprovação da Diretoria da Filtros Barra.
- Refeições de negócios podem ser realizadas em conformidade com a etiqueta social, desde que justificadas por uma reunião de trabalho. No entanto, é importante respeitar os limites financeiros razoáveis estabelecidos.
Além disso, é fundamental que essas atividades tenham caráter exclusivamente institucional, ou seja, estejam relacionadas às funções e responsabilidades do indivíduo dentro da empresa. Essas atividades devem ocorrer de forma transparente, garantindo que não haja ocultação de informações. Também é essencial que não haja conflito de interesses envolvido nessas atividades, evitando situações em que os interesses pessoais ou financeiros entrem em conflito com os interesses da empresa.
10 – Diretivas para doações e patrocínios
Apenas os Diretores e o Presidente possuem autoridade para autorizar a realização de pedidos ou ofertas de doações e patrocínios, independentemente do valor envolvido.
É crucial garantir que, ao oferecer ou solicitar doações, não seja criada a impressão de inadequação, improbidade ou qualquer influência indevida sobre decisões comerciais ou contratuais. Devemos agir com transparência e integridade em todas as interações relacionadas a doações e patrocínios, mantendo a ética em primeiro lugar.
11 – Assédio, Discriminação e Responsabilidade Social
Todos têm o direito de trabalhar em um ambiente livre de violência e assédio. Não toleramos:
- Qualquer forma de assédio;
- O uso de força física;
- Atitudes ou ameaças com o intuito de intimidar ou causar medo de danos físicos;
- Discriminação de qualquer tipo.
Essas diretrizes se aplicam a todas as nossas interações com as pessoas. Cada um de nós é responsável por agir de maneira consistente com este Código de Conduta.
Garantimos oportunidades iguais de trabalho para todas as pessoas, independentemente de características pessoais como raça, etnia, cor, sexo, orientação sexual, idade, religião, nacionalidade, local de origem, sotaque, deficiências ou outras características protegidas por lei.
Os cargos de gestão possuem uma responsabilidade especial em manter um ambiente de trabalho livre de violência, discriminação e assédio. Isso inclui dar o exemplo e agir prontamente para investigar todas as alegações.
Se você presenciar ou tomar conhecimento de situações de assédio, discriminação, violência ou ameaças de violência, denuncie imediatamente por meio de nosso Canal de Comunicação.
Não aceitamos trabalho infantil, trabalho ilegal, abusivo ou escravo em nossas operações. Seguimos as leis e normas trabalhistas, incluindo as regras sobre a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência. Apoiamos a igualdade de direitos e a eliminação da discriminação no ambiente de trabalho.
12 – Proteção e Uso dos Recursos
Nos preocupamos em utilizar todos os nossos recursos de forma eficiente, segura e adequada às normas e leis vigentes, a fim de evitar a exposição das pessoas, bem como garantir a integridade dos dispositivos e demais materiais, evitando perdas, danos, roubo, furto, uso nãoautorizado e desperdício.
Como colaboradores, cada um de nós é responsável pela proteção correta e pelo uso responsável dos ativos da Empresa para evitar perdas, danos, roubo, furto, descaminho, uso nãoautorizado e desperdício.
Os ativos da Empresa incluem a propriedade física, como instalações, produtos, equipamentos, materiais e veículos. Entre os ativos da Filtros Power também estão ativos intangíveis, como informações confidenciais e exclusivas, propriedade intelectual e sistemas de informação.
Proteja os ativos da Filtros Power confiados a você, utilize-os de maneira eficiente e segura quanto ao uso não autorizado.
Use as instalações, os materiais, equipamentos e outros ativos físicos, apenas para os fins autorizados que estejam relacionados às suas responsabilidades de trabalho. Nunca participe de qualquer ação que envolva fraude, roubo, furto e apropriação indevida, desfalque ou atividades ilegais similares.
A Filtros Power leva esses e outros delitos muito a sério e tomará medidas legais rígidas. Para relatar um delito, utilize nosso Canal de Comunicação.
Lembre-se que também é obrigação dos profissionais conservar os bens e recursos disponibilizados pela Filtros Power para execução de sua função, bem como evitar desperdícios e gastos desnecessários, seus e de outros profissionais, respeitando os ativos da empresa e o meio ambiente.
Perguntas Frequentes:
- Estou utilizando um notebook da empresa. Quais são as orientações conforme o Código de Conduta? Ao utilizar um notebook da empresa, é essencial seguir duas diretrizes principais:
– Cuidado com as informações da empresa: As informações são propriedade intelectual da Filtros Barra e devem ser tratadas com confidencialidade. Certifique-se de proteger essas informações e evite compartilhá-las sem autorização adequada.
– Preservação da integridade do recurso: Cuide do notebook e evite danos ou desgastes desnecessários. Utilize-o de acordo com as políticas e procedimentos estabelecidos pela empresa. O uso ilegal do equipamento também deve ser evitado.
- Utilizo um equipamento em minha área e preciso de um para fazer um trabalho relacionado ao meu curso/faculdade. Posso levar para casa?
Não é permitido. Todos os ativos da Filtros Barra, incluindo equipamentos, máquinas e outros materiais, devem ser utilizados apenas nas dependências da empresa. A exceção é feita somente para notebooks que tenham recebido autorização prévia. É importante lembrar que os recursos da empresa devem ser utilizados exclusivamente para fins corporativos.
13 – Propriedade Intelectual
A proteção da propriedade intelectual é de extrema importância para o nosso negócio. Isso abrange trabalhos criativos que geram inovação, incluindo patentes, marcas registradas, segredos comerciais, direitos autorais, projetos, desenhos ou qualquer elemento protegido por contrato e/ou pelas leis de propriedade intelectual, tanto nossos quanto de nossos parceiros de negócio.
Todos os produtos, materiais, documentos, arquivos, modelos, metodologias, fórmulas, projeções, análises, relatórios e pesquisas produzidos pelos funcionários durante o desempenho de suas atividades na Filtros Barra ou relacionados diretamente a ela têm sua propriedade intelectual atribuída à Filtros Barra.
É responsabilidade dos profissionais da Filtros Barra garantir o uso adequado do patrimônio material e intelectual da empresa, bem como de seus clientes, respeitando seu propósito legítimo e não utilizando-os para obter vantagens indevidas.
É estritamente proibido aos funcionários copiar, reproduzir, transmitir, distribuir ou utilizar tais materiais para finalidades diferentes das usuais, sem a autorização expressa da empresa.
Perguntas Frequentes:
- Posso tirar fotos no meu local de trabalho e postá-las nas redes sociais?
Sim, você pode tirar fotos no seu local de trabalho e compartilhá-las nas redes sociais. No entanto, é importante tomar cuidado para não violar qualquer item deste código. Certifique-se de que suas fotos não incluam informações confidenciais sobre processos, desenhos de clientes, máquinas ou qualquer outra informação sensível, a menos que seja autorizado explicitamente pela Filtros Barra. Além disso, não exponha colegas de trabalho em suas fotos sem a devida autorização para divulgação de suas imagens.
- Estou realizando um trabalho acadêmico relacionado à Filtros Barra. Posso utilizar os dados da empresa?
Em princípio, os dados e informações da empresa não devem ser divulgados. Portanto, antes de utilizar qualquer informação da empresa, mesmo em trabalhos acadêmicos restritos, é necessário obter uma autorização formal da Gerência, após uma explicação sobre quais dados serão utilizados. O nome da empresa deve ser preservado, assim como qualquer dado considerado sensível de acordo com a Lei de Proteção de Dados, seja da empresa, fornecedores, clientes, funcionários ou qualquer pessoa relacionada à Filtros Barra. Caso a utilização desses dados seja absolutamente necessária, ela deve ser autorizada pelo Departamento da direção da Filtros Barra.
14 – Informações dos Funcionários, Fornecedores e Clientes
É compromisso dos funcionários manter o sigilo profissional e preservar os interesses da Empresa em todas as circunstâncias, tanto em ambientes públicos quanto privados, a menos que autorizado ou exigido por lei. É responsabilidade de todos zelar para que essa prática seja seguida.
Todas as informações, sejam elas físicas, eletrônicas ou verbais, são ativos valiosos para a Filtros Barra. Portanto, é necessário manter o sigilo das informações estratégicas relacionadas a atos ou fatos relevantes, exceto quando autorizado ou exigido por lei.
A confidencialidade deve ser mantida em todos os momentos em relação a assuntos internos que não tenham sido divulgados publicamente. Isso inclui detalhes sobre a organização, assuntos de negócios, informações sobre processos de fabricação e todas as atividades relacionadas à pesquisa e desenvolvimento de produtos.
A divulgação deliberada ou inadvertida de informações confidenciais está sujeita a medidas punitivas legais, podendo resultar em rescisão do contrato de trabalho ou desligamento do funcionário por justa causa. Além disso, a Filtros Barra reserva-se o direito de buscar indenização por eventuais prejuízos decorrentes dessa divulgação indevida.
A obrigação de manter a confidencialidade permanece mesmo após o término do vínculo empregatício, e todo material confidencial deve ser devolvido após a cessação do contrato de trabalho. O acesso de clientes e fornecedores às instalações da empresa, bem como aos equipamentos, máquinas, computadores, documentos, etc., só será permitido mediante presença e autorização do responsável da área.
Perguntas Frequentes:
- Participei de uma reunião que tive conhecimento de informações como faturamento e lucratividade da empresa. Eu posso divulgá-las?
Não, esse tipo de informação é considerado confidencial. A divulgação de tais informações só é permitida aos profissionais responsáveis da área e somente por meio dos canais oficiais de comunicação da empresa.
15 – Integridade das Informações de Nossos Produtos e Contratos
A abordagem da Filtros Barra nas relações de negócios com clientes, fornecedores, provedores, consultores e outros parceiros comerciais é baseada no estabelecimento de um relacionamento de confiança mútua. Honrar nossas obrigações comerciais não é apenas uma meta comercial, mas uma maneira de fortalecer essas relações de confiança.
- Fornecer informações precisas sobre nossos produtos e serviços em todas as formas de comunicação, como conversas, contratos, materiais de vendas, e-mails e outros meios.
- Comprometer-se apenas com aquilo que podemos cumprir. Compromisso refere-se a qualquer acordo, não apenas os formalizados em contratos. Devemos ser cuidadosos ao fazer promessas e evitar comprometer-nos com algo que nós ou a Filtros Barra não possamos cumprir.
- Lidar de forma responsável e transparente com as mudanças nos compromissos assumidos.
- Em alguns casos, pode ser que não consigamos cumprir um compromisso estabelecido. Nesses casos, devemos trabalhar internamente e, orientados por nossos gestores, comunicar a situação ao cliente ou parceiro de negócio afetado para encontrar uma solução e discutir os próximos passos adequados.
- Respeitar e proteger os dados de terceiros. Devemos proteger as informações de nossos clientes e outros parceiros comerciais da mesma forma como protegeríamos as nossas.
Comprometemo-nos a controlar e não tolerar quaisquer tipos de violações dos direitos de nossos parceiros comerciais, incluindo a proibição estrita do uso de insumos, equipamentos ou materiais relacionados a atividades ilícitas, como descaminho, roubo, contrabando, pirataria e falsificações.
Perguntas Frequentes:
- Quais precauções devo tomar ao me comunicar com pessoas que trabalham em empresas concorrentes?
Evite discutir assuntos comerciais com indivíduos de empresas concorrentes. Nunca compartilhe informações que possam prejudicar os negócios da Filtros Barra ou violar as leis de concorrência aplicáveis.
Embora possa haver motivos comerciais legítimos para se comunicar com concorrentes (por exemplo, alguns concorrentes também são clientes e é comum interagirmos com eles em reuniões de associações industriais, seminários educacionais do setor ou conferências que abordam questões comuns ao setor), você deve sempre garantir que suas discussões, nessas situações, não ultrapassem os limites de assuntos ou atividades confidenciais.
16 – Uso da Marca Institucional
É de extrema importância para nós preservar a integridade de nossa marca institucional. Portanto, enfatizamos a necessidade de obter autorização prévia para o uso da marca Filtros Barra em qualquer tipo de produto personalizado. A área de Comunicação é responsável por lidar com as solicitações relacionadas ao uso da marca e estará disponível para orientar todos os interessados. Isso também se aplica a materiais produzidos por fornecedores de produtos personalizados oficializados pela empresa. Dessa forma, garantimos o uso adequado de nossa marca Filtros Barra, bem como a conformidade com os padrões de qualidade de cores e dimensões do logotipo institucional.
Caso haja alguma dúvida, pedimos que entre em contato com a área de comunicação por meio do e-mail: conduta@filtrosbarra.com.br.
Perguntas Frequentes:
- Posso utilizar a marca Filtros Barra em camisetas personalizadas?
Para preservar a integridade de nossa marca, é necessário solicitar a aprovação das personalizações à área de Comunicação da empresa.
17 – Conflitos de Interesse
Conflitos de interesse ocorrem quando alguém age em benefício próprio, de familiares, pessoas próximas, acionistas, fornecedores ou funcionários governamentais, independentemente de ser benéfico ou prejudicial para a Filtros Barra.
Todos os profissionais da Filtros Barra são responsáveis por agir no melhor interesse da empresa, alinhando-o com seus próprios interesses. Espera-se que nenhum interesse pessoal entre em conflito com os interesses da empresa. Qualquer relacionamento ou transação que possa representar um potencial conflito de interesse (os quais serão listados a seguir) deve ser imediatamente reportado à direção da empresa, ao gestor imediato ou ao Canal de Comunicação, seguindo o procedimento adequado. É importante ressaltar que os conflitos de interesse podem ocorrer inadvertidamente e serão avaliados dentro do contexto em que surgirem.
Reforçamos que a Filtros Barra condena qualquer ação, influência ou decisão motivada por interesses contrários às normas que não sejam exclusivos e legítimos para os negócios.
Algumas situações que podem implicar em conflitos de interesse são:
- Utilizar o cargo, o acesso a informações confidenciais ou o nome da Filtros Barra dentro e fora do ambiente de trabalho para obter benefícios pessoais ou vantagens de qualquer natureza.
- Realizar atividades externas, como prestar consultoria ou ocupar cargos em organizações com interesses conflitantes, concorrentes ou que façam negócios com a Filtros Barra.
- Ser colaborador e/ou proprietário de uma empresa fornecedora da Filtros Barra.
- Adquirir qualquer tipo de material, máquina ou equipamento disponibilizado pela Filtros Barra para venda.
- Participar de negócios externos à empresa nos quais haja a possibilidade de obter vantagem pessoal devido ao cargo, prestígio, acesso a informações privilegiadas ou conflitos de interesse com a empresa, principalmente quando o trabalho oferecido for similar ao desenvolvido pela Filtros Barra e o público-alvo for comum a ambos.
As situações mencionadas acima são apenas exemplos ilustrativos de possíveis conflitos de interesse e não têm a intenção de esgotar todas as situações que possam resultar em conflitos de interesse.
Perguntas Frequentes:
- Todas as situações de “conflito de interesses” foram exemplificadas no Código de Conduta? Outras situações, que não as dadas como exemplos no Código, não podem ser consideradas como “conflito de interesses”?
Os exemplos e situações de conflito de interesse apresentados neste Código de Conduta não abrangem todas as possíveis situações em que a sua lealdade possa estar em questão, parecer estar em questão ou gerar dúvidas.
É sua responsabilidade utilizar o seu bom senso para avaliar qualquer potencial conflito de interesse e comunicar tais situações ao nosso Comitê de Comunicação, para que possam fornecer orientação adequada.
18 – Quando o Funcionário Possuir Empresa Prestadora de Bens e Serviços
- Suas atividades extras não devem prejudicar sua jornada de trabalho habitual.
- É proibido utilizar os recursos, horas de trabalho, equipamentos ou materiais da Filtros Barra para executar serviços que afetem negativamente o desempenho das suas atividades de trabalho ou os interesses da empresa.
- Não é permitido prestar serviços para clientes, fornecedores da Filtros Barra ou empresas concorrentes quando houver conflito de interesses.
Perguntas Frequentes:
- Quero abrir meu próprio negócio. Tenho certeza de que não vou competir com a Filtros Barra. Posso fazê-lo?
Sim, é possível. No entanto, se surgir qualquer dúvida ou se você considerar prudente para evitar conflitos, é recomendado que você converse previamente com seu gestor ou um membro do Comitê de Comunicação para garantir que não haverá nenhum obstáculo. Além disso, lembre-se de que seu contrato estabelece a quantidade de horas que devem ser dedicadas à Filtros Barra.
18.1 – Contratação de Familiares de Funcionários
Temos o compromisso de fornecer um senso de propósito aos nossos profissionais, oferecendo carreiras desafiadoras em um ambiente de respeito mútuo. Em conformidade com os princípios de merecimento, pertencimento e justiça, todas as indicações de contratação de novos colaboradores seguirão as mesmas etapas do processo seletivo, sem qualquer privilégio, independentemente da origem da indicação, incluindo acionistas, membros da comunidade, autoridades, entre outros.
- Não é permitido ter uma relação familiar de parentesco de primeiro grau entre a liderança direta e os subordinados.
- Qualquer funcionário da Filtros Barra não terá influência no processo de seleção/contratação. Todo o processo será conduzido com imparcialidade, independentemente de qualquer relação que os profissionais tenham com os candidatos às oportunidades.
Perguntas Frequentes:
- Meu pai está procurando emprego. Ele pode trabalhar na Filtros Barra, considerando que eu já trabalho aqui?
Sim, ele pode trabalhar na Filtros Barra. No entanto, existem algumas situações que devem ser evitadas. Seu pai não poderá ser contratado para ser seu gestor, fazer parte da sua equipe (caso você seja o gestor) ou ser seu colega na mesma área. Além disso, você não poderá participar de qualquer etapa do processo seletivo, pois todos os candidatos terão oportunidades iguais de contratação, sem qualquer tipo de favoritismo.
- Um conhecido meu se candidatou a uma vaga na Filtros Barra e me disse que outra pessoa foi selecionada. Ele acredita que a escolha não foi justa. Com quem posso falar sobre isso?
As decisões de contratação ou movimentação interna são baseadas em critérios de competência. Se você achar que a decisão foi injusta, você pode entrar em contato com um membro do Comitê de Comunicação para discutir a situação. Se você não se sentir confortável em abordar o Comitê de Comunicação ou se não for um funcionário da Filtros Barra, você pode utilizar nosso Canal de Comunicação para expressar suas preocupações. Suas informações serão tratadas de forma confidencial.
18.2 – Quanto à Contratação de Empresas Fornecedoras de Propriedade de Parente de Funcionários
Toda e qualquer indicação de contratação de empresas fornecedoras seguirá as mesmas etapas do processo seletivo de fornecedores, sem qualquer privilégio, independentemente do nível do funcionário que fez a indicação. É importante ressaltar:
- Potenciais conflitos de interesse, conforme mencionado no tópico “Conflitos de Interesses”.
- É proibido para o funcionário participar e/ou influenciar no processo de seleção/contratação de empresas fornecedoras.
Perguntas Frequentes:
- Meu parente possui uma empresa. Ele pode fornecer para a Filtros Barra?
Sim, ele pode fornecer. No entanto, é importante destacar que o fornecedor, mesmo tendo algum vínculo com um profissional da Filtros Barra, passará por todas as etapas de análise, sem receber privilégios. O profissional da Filtros Barra não poderá interferir no processo seletivo do fornecedor, garantindo que não haja conflito de interesses.
19 – Quanto ao Relacionamento Afetivo Amoroso Entre os Funcionários
A empresa não pode proibir relacionamentos afetivos/amorosos entre os funcionários. No entanto, não é permitido que pessoas em um relacionamento afetivo/amoroso permaneçam na mesma área de trabalho quando houver uma relação hierárquica de liderança/subordinação direta entre elas. Da mesma forma, não podem permanecer sob a mesma supervisão em caso de relacionamento afetivo/amoroso. Caso um relacionamento afetivo/amoroso se inicie conforme mencionado anteriormente, o casal deve informar imediatamente à gestão.
Ressaltamos que as ações a serem tomadas não têm caráter punitivo. No entanto, pode ocorrer realocação para outra área de atuação, desde que haja uma vaga disponível e os atributos técnicos necessários para ocupar o novo cargo.
Existem três situações que não são permitidas pelo Código de Conduta:
- O relacionamento ocorrer entre o profissional e seu gestor(a).
- O relacionamento ocorrer entre colegas da mesma área.
- Realizar atos íntimos e ostensivos próprios do relacionamento nas dependências da empresa, incluindo estacionamentos ou veículos da frota da empresa.
Qualquer outra situação que não esteja mencionada acima, entendemos que a responsabilidade é exclusivamente das pessoas envolvidas.
Perguntas Frequentes:
- Eu e meu colega de trabalho iniciamos um relacionamento amoroso. Qual é a orientação nesse caso?
Caso o relacionamento ocorra entre pessoas do mesmo setor, com relação de subordinação ou sob a mesma supervisão, uma vez iniciada a relação, é necessário informar imediatamente ao seu gestor.
A Filtros Barra incentiva a construção de relacionamentos dentro da empresa pautados no respeito e livres de qualquer forma de discriminação ou assédio. Seja em interações presenciais ou online, é encorajado o seguimento das boas práticas de comunicação.
20 – Relações com os Clientes
É objetivo da Filtros Barra fornecer produtos e serviços de qualidade, com tecnologia avançada, seguindo um padrão de atendimento transparente, cortês e respeitoso, com o intuito de atender às necessidades de seus clientes e consumidores para estabelecer relacionamentos duradouros.
A Filtros Barra investe constantemente em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, contando sempre com equipes de profissionais que oferecem um atendimento respeitoso e imparcial, sem nenhum tipo de favorecimento ou preconceito.
Em nossas atividades, não buscamos competir por meio de práticas inadequadas que prejudiquem outras empresas, forçando-as a sair do mercado ou impedindo sua entrada.
Apoiamos os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, e estamos comprometidos em cumprir as leis de concorrência aplicáveis em todos os nossos locais de atuação. Embora a legislação de defesa da concorrência seja complexa, é geralmente ilegal realizar acordos que restrinjam a livre concorrência e a competição saudável no mercado, incluindo, mas não se limitando aos seguintes aspectos:
- Fixação de preços (incluindo termos de pagamento e descontos);
- Acordos anticompetitivos sobre produtos e serviços;
- Práticas comerciais ilícitas (cartéis, dumping, formação de trustes para monopolização);
- Divisão de “territórios”;
- Combinação de canais de distribuição;
- Compartilhamento e restrição de informações confidenciais de clientes.
20.1 – Relações com Fornecedores
A Filtros Barra é dedicada ao cumprimento das leis e busca contratar fornecedores capazes de realizar suas atividades dentro dos parâmetros legais. Assim como com seus funcionários, a empresa exige que seus fornecedores cumpram todos os requisitos relacionados à legislação trabalhista, proteção, segurança e uso de informações pessoais e confidenciais da empresa.
Os fornecedores são avaliados e selecionados com base em critérios transparentes e de acordo com os nossos padrões éticos e de conduta. Temos regras específicas para negociação, homologação, controle e rescisão de contratos de fornecedores, detalhadas em nossos procedimentos internos.
Todo contrato deve ser revisado pelo Departamento Jurídico e só terá validade com a assinatura dos representantes legais da Filtros Barra, conforme estabelecido em seus atos constitutivos.
Nossos fornecedores comprometem-se a:
- Demonstrar idoneidade e cumprir a legislação vigente, incluindo a proibição do uso de mão de obra infantil, trabalho escravo ou situações análogas.
- Manter confidencialidade e sigilo em relação aos dados e informações da Filtros Barra e de seus colaboradores, garantindo o cumprimento dos princípios estabelecidos na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
- Priorizar a saúde e segurança das pessoas e a preservação do meio ambiente.
20.2 – Relações com Órgãos Públicos
Reforçamos que não toleramos ações ilícitas nos nossos relacionamentos com órgãos públicos e estamos comprometidos em respeitar de forma inquestionável a legislação tributária, previdenciária, trabalhista e civil. A empresa se esforça para se manter atualizada com a legislação vigente em todos os seus aspectos e níveis.
21 – Comprometimento com Saúde, Segurança e Meio Ambiente
A Filtros Barra tem como um dos seus princípios o compromisso com o meio ambiente, a saúde e a segurança dos seus funcionários. Para tanto, não apenas cumprimos as regulamentações legais relacionadas a esses temas, como também exigimos que todos os nossos funcionários e demais partes interessadas tenham conhecimento e respeitem as normas.
Assumimos o compromisso de implementar ações práticas, controles e processos que promovam o respeito à natureza, visando minimizar os riscos e impactos ambientais dos nossos processos. Isso inclui a destinação adequada dos resíduos gerados pelo nosso processo produtivo, armazenamento e descarte de acordo com a legislação vigente.
Perguntas Frequentes:
- Para economizar tempo e dinheiro, meu gestor pediu que eu execute uma atividade de maneira que considero insegura. O que devo fazer?
Se você considera a atividade insegura, é importante explicar suas preocupações ao seu gestor. Caso ele não aceite seu ponto de vista, você tem o direito de se recusar a executar a tarefa. Nesse caso, é fundamental relatar o assunto a qualquer membro do Comitê de Comunicação. Se desejar, você também pode fazer uma comunicação anônima por meio do nosso Canal de Comunicação. No entanto, é vital não realizar nenhuma atividade que possa representar risco para sua integridade física ou a de outras pessoas.
- Suspeito que um(a) colega de trabalho está vindo trabalhar ocasionalmente embriagado(a) e pode até mesmo estar bebendo no trabalho. Estou preocupado com a saúde e a segurança dela. O que posso fazer?
Caso você suspeite que um colega de trabalho está vindo trabalhar embriagado ou consumindo álcool durante o expediente, é importante relatar imediatamente o assunto ao departamento de Recursos Humanos. Se desejar, você pode fazer uma comunicação anônima por meio do nosso Canal de Comunicação. A saúde e a segurança são sempre prioridade, tanto para você quanto para seus colegas de trabalho.
22 – Liberdade de Associação dos Funcionários
A Filtros Barra respeita integralmente o princípio da liberdade sindical. Valorizamos o relacionamento com as entidades sindicais, reconhecendo e respeitando a livre associação dos nossos funcionários, bem como a negociação coletiva, cumprindo de forma efetiva os acordos coletivos.
Todos os colaboradores têm o direito de formar, se associar e organizar sindicatos de sua escolha, assim como de negociar coletivamente seus interesses com a organização, dentro dos limites legais. A Filtros Barra respeita esse direito fundamental e reitera que todos são livres para se associar a uma organização de trabalhadores de sua preferência, sem sofrer quaisquer consequências negativas ou retaliações por parte da empresa. Não ocorre qualquer interferência da Filtros Barra no estabelecimento, funcionamento ou administração das organizações de trabalhadores ou em sua negociação coletiva.
Em situações em que a lei assegura o direito à liberdade de associação e à negociação coletiva, a empresa deve permitir que os trabalhadores elejam livremente seus próprios representantes.
A Filtros Barra garante que os membros do sindicato, os representantes dos trabalhadores e qualquer pessoa envolvida na organização dos trabalhadores não sejam sujeitos a discriminação, assédio, intimidação ou retaliação por serem membros de um sindicato, representantes dos trabalhadores ou por estarem envolvidos na organização dos trabalhadores. Além disso, a empresa garante que esses representantes tenham acesso aos membros do sindicato no local de trabalho, de acordo com as regras estabelecidas previamente em conjunto com o departamento de Recursos Humanos.
O colaborador da Filtros Barra é livre para associar-se a qualquer sindicato, respeitando as leis vigentes sobre o tema.
23 – Ações Antissuborno
A Filtros Barra tem uma política estrita contra o suborno. É proibido para os funcionários da empresa, fornecedores e outras partes interessadas oferecer ou receber prêmios, valores ou utilizar meios ilegais para obter lucros ou vantagens. Caso alguém seja identificado praticando tais ações, suas relações com a empresa serão revistas.
Perguntas Frequentes:
- Um vendedor ofereceu um desconto se aumentássemos nosso pedido em 10%. Com isso, ele atingiria sua meta de vendas e dividiria sua comissão comigo. Isso é considerado uma vantagem indevida?
Aproveitar uma estratégia comercial legítima do nosso fornecedor para obter um desconto é uma prática normal. No entanto, receber uma parte da comissão do vendedor é uma ação totalmente irregular e proibida pela Filtros Barra. É importante deixar claro para esse vendedor as regras estabelecidas no nosso Código de Conduta. Além disso, é recomendado comunicar o ocorrido à Gestão de Suprimentos e ao Comitê de Comunicação, para que possam avaliar se esse caso pode impactar na relação comercial com o fornecedor.
24 – Conformidade das Informações de Produção, Contábeis, Financeiras e Tributárias
As transações contábeis, financeiras e os dados de produção realizados em nome da Filtros Barra devem ser registrados de forma adequada, garantindo a precisão e veracidade da situação patrimonial, financeira, econômica e tributária da empresa, em conformidade com as normas contábeis vigentes e demais regulamentações aplicáveis. Para garantir isso, a Filtros Barra adota práticas, processos e sistemas que asseguram que todas as operações sejam aprovadas e registradas corretamente.
O relacionamento com instituições financeiras e prestadores de serviços relacionados deve ser conduzido com os mais elevados padrões éticos exigidos pela empresa. Isso inclui garantir o acesso adequado às informações contábeis e financeiras necessárias para as atividades comerciais estabelecidas.
Todos os profissionais envolvidos na criação, processamento e registro das informações de produção, contábeis e financeiras são responsáveis pela integridade dessas informações, e qualquer manipulação indevida pode ser considerada uma fraude.
Da mesma forma, aqueles que auxiliam no processo de divulgação desses dados devem estar familiarizados com e cumprir todos os controles e procedimentos que garantam que os relatórios e documentos fornecidos às autoridades fiscais ou aos clientes atendam às obrigações pertinentes.
Aqueles envolvidos no processamento ou que têm acesso a informações de produção, contábeis, financeiras e tributárias devem estar cientes e cumprir o “Termo de Sigilo e Confidencialidade” assinado por todos os colaboradores da Filtros Barra.
Perguntas Frequentes
- Produzi um lote de peças e não registrei as informações corretamente. Posso encaminhá-lo para a próxima etapa de produção?
Não é permitido encaminhar o lote de peças sem o devido registro das informações. É essencial que as informações relacionadas à produção sejam confiáveis para garantir a integridade dos dados contábeis e financeiros. Portanto, é necessário realizar os apontamentos corretamente, registrando a quantidade produzida em todos os itens.
25 – Canal de Comunicação
A Filtros Barra oferece um canal de comunicação por meio do e-mail conduta@filtrosbarra.com.br, que garante o anonimato e o sigilo dos denunciantes, assegurando uma investigação independente dos fatos relatados.
É responsabilidade de todas as pessoas que têm relação com a Filtros Barra comunicar por meio desse Canal de Comunicação sempre que tomarem conhecimento de qualquer possível violação deste Código de Conduta e/ou da legislação vigente.
Toda e qualquer denúncia de violação deste Código de Conduta e/ou da legislação vigente será tratada com confidencialidade, exceto nos casos em que haja obrigação legal de informar às autoridades competentes. Aqueles que denunciarem, de boa-fé, qualquer violação deste Código de Conduta e/ou da legislação vigente, serão protegidos contra qualquer forma de retaliação.
Estamos comprometidos em garantir um ambiente seguro e ético na Filtros Barra, e encorajamos a todos que tenham conhecimento de possíveis violações a se manifestarem por meio do Canal de Comunicação, contribuindo para o fortalecimento de nossa cultura de integridade.
25.1 – Aplicação do Canal de Comunicação
O Canal de Comunicação está disponível para administradores, colaboradores, terceiros, clientes, fornecedores, parceiros de negócio e qualquer pessoa que identifique uma possível violação da legislação vigente, do Código de Conduta, bem como das Políticas e Procedimentos da Filtros Barra.
Todas as comunicações recebidas serão tratadas de forma confidencial, salvo nos casos em que houver obrigatoriedade legal de informar às autoridades competentes.
25.2 – Quem faz uso
O Canal de Comunicação está disponível para acesso por administradores, colaboradores, terceiros, clientes, fornecedores, parceiros de negócio, a comunidade em geral e demais partes interessadas. Suas consequências são aplicáveis a todos os administradores e funcionários, independentemente do nível hierárquico.
As ações corretivas serão avaliadas e aprovadas pelo Comitê de Comunicação, e a responsabilidade pela implementação das medidas resultantes ficará a cargo do administrador ou colaborador superior àquele que foi denunciado.
25.3 – Procedimento
O Canal de Comunicação seguirá a metodologia descrita abaixo:
- Classificação, priorização e encaminhamento das manifestações aos responsáveis do cliente.
- Possibilidade de anexar vídeos, áudios, textos, imagens, entre outros.
- Realização de análise técnica com base em elementos que visam detectar omissões e discrepâncias no conteúdo dos relatos.
- As interações serão gravadas e poderão ser compartilhadas, porém, caso haja anonimato, estarão sujeitas a um processo de alteração digital.
- Quando a veracidade da denúncia for confirmada, esta será imediatamente repassada ao Comitê de Comunicação para dar continuidade aos procedimentos adequados.
26 – Consequências de Violações do Código de Conduta e Políticas
As violações ao Código de Conduta serão punidas conforme a legislação aplicável e/ou os termos do contrato estabelecido entre a Filtros Barra e a parte responsável pela infração.
No caso de empregados, as violações podem resultar em penalidades previstas em lei, como advertência, suspensão e demissão por justa causa, além de medidas disciplinares por descumprimento de outras obrigações contratuais.
Para fornecedores, prestadores de serviços e outras pessoas sujeitas ao Código de Conduta, as consequências da violação podem incluir multas contratuais ou, a critério da Filtros Barra, rescisão do contrato.
A avaliação sobre o descumprimento do Código de Conduta será realizada pelo Comitê de Comunicação em conjunto com o gestor responsável.
Independentemente das medidas administrativas e disciplinares a serem tomadas, se a infração configurar uma transgressão legal, o Comitê de Comunicação deverá recomendar à supervisão a avaliação e decisão de envolver ou não as autoridades competentes.
Além das medidas punitivas, outras ações podem ser recomendadas pelo Comitê de Comunicação, como treinamento, alterações em sistemas ou ferramentas de informática, mudanças nos processos, implementação de controles adicionais, encerramento de contratos com parceiros de negócio ou prestadores de serviços, entre outros. O agente ou o Comitê de Comunicação fornecerá orientação nesse sentido.
É importante ressaltar que essas medidas devem ser acompanhadas pelo Comitê de Comunicação para garantir sua implementação, mas não estão sujeitas aos requisitos deste procedimento.
A empresa esclarece que este regulamento e seus procedimentos se referem às denúncias feitas por meio do Canal de Comunicação. Infrações legais cometidas no âmbito do contrato de trabalho, identificadas pelos gestores, continuarão a ser punidas de acordo com a lei, após avaliação do fato, identificação do autor, avaliação da gravidade e aplicação da penalidade correspondente, de forma proporcional, como advertência, suspensão e demissão por justa causa.
Perguntas Frequentes:
- A pessoa mencionada no Canal de Comunicação será punida?
É importante destacar que qualquer pessoa pode ser mencionada no Canal de Comunicação. Isso inclui membros do Comitê de Comunicação e da Direção da Filtros Barra, que também podem ser alvo de denúncias. O canal é aberto a todos, e qualquer pessoa pode relatar preocupações, dúvidas ou denúncias, desde que o faça de boa-fé. É pressuposto que as sanções disciplinares só serão aplicadas às pessoas citadas no canal quando houver elementos que comprovem a veracidade do relato. Caso não haja provas, evidências ou testemunhos, a denúncia será considerada inconclusiva e arquivada sem ação por parte do Comitê de Comunicação. Vale ressaltar que, quando um membro do Comitê de Comunicação ou toda a equipe for denunciada, o relato será tratado por uma entidade superior para garantir a imparcialidade na análise e nas deliberações dos casos.
- Aqueles que utilizam ou fazem relatos no Canal de Comunicação podem sofrer perseguição ou punições?
O uso do Canal de Comunicação garante o anonimato. Mesmo que uma pessoa opte por se identificar, a Filtros Barra assegura que, se a comunicação for feita de boa-fé, conforme os procedimentos descritos no Código de Conduta, ela não estará sujeita a retaliações por fazer isso. No entanto, é importante ressaltar que é uma violação do Código de Conduta fazer acusações falsas de forma intencional, mentir ou recusar-se a cooperar com uma investigação.
26.1 – Situações não previstas no Código de Conduta
Embora o Código de Conduta aborde a maioria das situações em que podem surgir conflitos éticos, é natural que surjam dúvidas sobre a conduta a ser seguida devido às complexidades das relações cotidianas. Nessas ocasiões, os funcionários podem buscar orientação com seus gestores, relatando formalmente os fatos ocorridos de maneira transparente. No entanto, é recomendado também que busquem de forma independente o Comitê de Comunicação ou outros canais disponíveis.
Ao agir dessa maneira, além de proteger a si mesmos, os funcionários estarão buscando uma solução concreta para a situação e reforçando os princípios éticos da empresa.
27 – Gestão do Código de Conduta e Dúvidas
Este Código de Conduta foi aprovado pelo Conselho de Administração e Direção da Filtros Barra e deve ser estritamente seguido. O não cumprimento de suas disposições pode resultar em sanções disciplinares.
É responsabilidade dos Diretores, Gerentes, Supervisores e outras lideranças orientar e garantir o cumprimento desses princípios.
Todas as situações relatadas e não previstas serão avaliadas pelo Comitê de Comunicação.
Em caso de dúvidas sobre qualquer ponto deste Código e sua aplicabilidade, os funcionários devem utilizar nosso Canal de Comunicação ou entrar em contato com um membro do Comitê de Comunicação.
Pode haver ocasiões em que alguém acredite que é justificável abrir mão dos requisitos do código. No entanto, pedidos de dispensa do código são raramente concedidos, se é que são concedidos.
Apenas o Comitê de Comunicação tem autoridade para fazer alterações nas regras definidas neste código. Todas as alterações devem ser registradas em ata, assinada por todos os membros do Comitê, juntamente com os motivos das alterações.
Perguntas Frequentes:
- Fiquei em dúvida sobre um dos pontos do código de conduta e interpretei erroneamente que não se aplicava à minha atividade. Agora estou preocupado porque posso ter violado o código. O que devo fazer?
Quando há dúvidas, é melhor não agir. Se você tem dúvidas sobre a aplicação do código, deve utilizar nosso Canal de Comunicação ou procurar um membro do Comitê de Comunicação para obter esclarecimentos. Se acredita que inadvertidamente violou algum ponto do código, comunique o fato para que o grau e a extensão dos possíveis riscos possam ser avaliados, bem como as consequências e para que medidas possam ser tomadas em conjunto com o Comitê de Comunicação para resolver quaisquer problemas potenciais. - Tenho uma sugestão para melhorar nosso código de conduta. Como devo proceder?
A Filtros Barra incentiva a contribuição de todos para aprimorar nosso código. Se você tiver alguma sugestão, utilize nosso Canal de Comunicação ou entre em contato com um membro do Comitê de Comunicação. - Violar os itens do código de conduta pode resultar em penalidades, mesmo que seja para beneficiar a empresa?
Sim. Além de contrariar os princípios pelos quais a Filtros Barra se pauta em fazer seus negócios, tenha em mente que o prejuízo que pode ser causado por uma violação ao código, pode superar, em muito, os ganhos conseguidos.
Por exemplo, perder a confiança de nossa marca no mercado, nos envolvermos em processos judiciais, termos o nome de nossa empresa exposto de forma negativa na mídia, perder clientes etc. são prejuízos difíceis de estimar, mas que com certeza não valem o risco.